Toledo

terça-feira, 18 de novembro de 2008

Finalmente fomos conhecer Toledo!! E embora todo mundo tivesse falado muito da cidade, mesmo com toda essa expectativa nós adoramos. Porque ela é linda, fofa, murada, medieval, é foda. Bom, é ladeira também, o que é uma praga pra quem veio de BsAs. Seguimos todas as dicas, pegamos ônibus pro centro e evitamos a subida inicial mas ainda assim um dia inteiro explorando Toledo é como uma sessão muito intensa de malhação da panturrilha...

Isso sem contar o labirinto. Claro que a primeira coisa que fizemos - como bons viajantes - foi visitar o centro de turismo pra ganhar mapinhas, dicas e saber os horários e descontos. Mas não teve jeito, nem de mapa na mão a gente se achava. Perdidos entre as ruelas medievais a gente ia esbarrando nas sinagogas, dava de cara com as catedrais e encontrava do nada uma mesquita. Nada mal se perder num lugar assim...

A gente virou uma esquina e a Catedral apareceu assim, pequeninha, lá no fundo..
























E a entrada principal, pela praça
























Bom, depois dessa longa introdução, o que interessa: a comida. Mas fato que dessa vez passamos um pouco dos restaurantes, até porque Toledo fica em Castilla-La Mancha e a comida típica da região é a castelhana, a mais difundida por aqui. De diferente encontramos os doces: marzapans e toledanas. Os marzapans (isso existe no Brasil? O nome não me é estranho.) são uma massinha doce, que parece biscuit. São melhores, claro, porque biscuit é horrível, mas tem o onipresente gosto de anis. Já as toledanas parecem um bolinho delaranja, com massa molhadinha. Bem gostoso.

São poucas fotos, porque a maioria dos lugares não deixava fotografar...









5 comentários:

Anônimo disse...

Aqui tem marzipan ! Nunca comi, eu acho, mas diz a wikipédia que é uma massa doce de amêndoas, deve ser a mesma coisa.

Tais Martins disse...

Giii!
Fotos lindas, saudades imensas desse lugar...! E de vcs também! :D
Aproveite super!
Bêju!

Marcelinha disse...

Caraca, eu tb SUPER me perdi em Toledo! Fiquei mais tempo tentando me encontrar do que aproveitando a cidade. E eu tava sem mapa. Então tirei foto de um mapa que tava pendurado por lá e ficava tentando me guiar por ele, no mini visor da minha câmera. Óbvio que não deu certo... mas eu morro de saudades!!!
bjoooooo

Túlio disse...

Eu tenho 2 amigas de Toledo. Só que de Toledo do oeste do Paraná, perto de Cascavel....

Tu ru dum... dish!

Anônimo disse...

É lindo demais! Aquelas paredes velhas, as portas enormes e trabalhadas, a entrada da cidade com o posto de observação. Mesmo debaixo de uma chuva torrencial e sinistra, o passeio valeu cada segundo.