País Basco

domingo, 11 de janeiro de 2009

Aproveitamos o feriado prolongado de dezembro pra conhecer o País Basco. Uma semana antes da gente viajar teve um atentado ao AVE, fazendo a gente lembrar que na Espanha tem terrorismo. Mas, como bons cariocas que somos, não temos o hábito de deixar de fazer as coisas por causa da violência. Mas claro que na nossa decisão também pesou o fato do País Basco ter a fama do lugar onde melhor se come na Espanha…

E a viagem foi, de fato, um tour gastronômico. Nós provamos cada pão, pintxo, doce e prato típico que encontramos pelo caminho. A melhor descoberta é que eles, como eu, adoram pães. As padarias (única palavra que aprendi em Euskera) são lindas e o cidade toda tem cheirinho de pão. Não à toa a comida típica do país é o pintxo, uma espécie de canapé gigante de uma variedade incrível de coisas. A maioria leva frutos-do-mar, a paixão espanhola (depois do jamón, claro). Não precisava muito mais que isso pra eu gostar, né?

Primeiro fomos a Bilbao, que é bem interessante, porque tem um mega contraste entre a parte nova – com o Guggenhein, as pontes modernosas, a arquitetura, o metrô - e a parte antiga – o Casco Viejo. Seria genial pra dar uma volta de bicicleta (eles emprestam por lá, é de graça), mas como já haviam nos avisado, choveu. Bilbao deve ser linda em dias ensolarados, mas pelo que me disseram isso é raridade por lá. Bom, descobrimos que uma parte da fama de boa comida de Bilbao tem um dedinho brasileiro, porque quase metade dos bares que visitamos por lá tinha alguém do Brasil.





















































Mas, “contrastes” de lado, o fato é que Bilbao é muito ofuscada por San Sebastián. Não bastava ser uma cidadezinha de praia, (e a praia é linda, lembra demais o Rio), fofa, com prédios antigos, mas ainda por cima tem um charmezinho meio francês, é super animada e a comida é óootima (é a cidade espanhola com mais restaurantes premiados com as 3 estrelas Michelan! Não que a gente tenha dinheiro pra conhecer essa parte, claro…). Bom, juntando tudo isso também fomos à falência, porque essa combinação de coisas tem um preço e é salgado…
























Os pintxos



















San Sebastián em dois momentos, a praia e a cidade (essa semana nevou por lá e essa praia ficou completamente branca!)

2 comentários:

Tais Martins disse...

giiiii, eu fiz essa viagem assim mesmo, primeiro bilbao e depois sanse, só que no meio do ano... sanse é realmente uma fofura, saí de lá apaixonada, e certamente mais gordinha! ;)

saudadeeeeees!

Carol disse...

gente!
que bom saber de vcs dps de tanto tempo!!!
atualizem mais!!

beijoca