Grávida, eu?!

sexta-feira, 27 de fevereiro de 2009

Mais uma das situações absurdas que acontecem comigo. Fui marcar médica.

- Oi, queria um horário com a Dra. Rodrigues.
- Claro, ela acompanha a gravidez?
- Como?
- Digo, você quer que ela acompanhe a gravidez?
- Que? Que gravidez?
- A sua.

Quase morri. Por alguns segundos o mundo se abriu, afinal de contas, a recepcionista em questão tinha o poder, ou seja, tinha os resultados dos meus últimos exames. Juntei todo o meu sangue-frio e fiz a pergunta, baixinho, sem ter coragem nem de olhar pro Alê, que lia calmamente uma revista atrás de mim:

- Eu estou grávida?

Ela me olha mega espantada.

- Não está?
- Não que eu saiba...

Oooops. Agora ela ficou sem-graça. E eu fui ficando puta...Ela começa:

- Ai, desculpa, pensei que estivesse (aqui ela percebe o que disse e tenta corrigir), digo, só porque você veio com o seu marido, né...

Sei...
Odeio país onde as mulheres são esqueléticas e todas as padarias têm madalenas, croissants e todo mundo bebe cerveja domingo de manhã!

Mestre-cuca

quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Essa semana foi ao ar minha 1a. matéria na TV Espanhola, com meu assunto favorito - comida - e meu personagem favorito - o Alê -, que trocou sua experiência por trás das câmeras e se aventurou na frente delas.

Pra quem quiser conferir, deixo o link (só fica no ar até domingo!). Está mais ou menos aos 22 min. do programa: http://www.rtve.es/alacarta/player/421374.html

Fim de semana

segunda-feira, 16 de fevereiro de 2009

Esse fim de semana foi demais. Teve comida demais, bebida demais e foi divertido demais.

Sexta à tarde, no almoço, o Alê resolveu trair o kebab nosso de cada dia com o dürum. Para isso, fomos no especialista local, o turco. Todo mundo feliz, mas quando ele abre o rolinho do sanduíche tem cenoura. Coitado, ficou meia hora tirando as "inimigas"...

De noite fomos no mexicano. Depois do trauma ele resolveu ficar no mais seguro e escolheu umas tortilas de carne e feijões refritos. Veio com cenoura...

Sábado foi Dia dos Namorados, fomos jantar numa pizzaria moderninha aqui perto. Todos os sabores de pizza eram diferentões: metade levava atum, uma boa parte levava anchovas, algumas tinham frutas, como a de maçã com cogumelo e banana com roquefort, e havia várias outras combinações do gênero. Alê escolheu uma e chamou o garçom:
- eu quero a de bacon, tem cenoura?
- como?
- tem cenoura na pizza?
- cenoura na pizza de bacon? Não, senhor.
- tem certeza, nem no molho?
- senhor, acho que não...
- bom, então traz uma dessa. Mas avisa aí que não pode ter cenoura.
- ok senhor, pode deixar, uma pizza de bacon sem cenoura!

Garçom fofo, ganhou até gorjeta em euro por entender o trauma do marido...

Domingo fomos ao Rastro fazer o que todos os madrilenhos fazem neste dia: comer fritura e tomar cerveja. Duas horas da tarde, a gente ainda digerindo o café, e os bares já estão todos lotados de gente pedindo cañas e tapas. Mas foi o primeiro domingo de sol de muitos meses, o dia estava lindo e quase quente e esse costume de sair andando pelas ruas tomando cervejinhas e beliscando não pode ser considerado exatamente desagradável, né? Aí você junta tudo isso com papo furado com os amigos e a "movida" acaba terminando lá pelas 22h, com um pouco de cerveja demais na cabeça. Duro é acordar no dia seguinte sem saber seu nome e ter que ir trabalhar falando espanhol...

Notas:
o dürum também é um sanduíche árabe, no estilo do kebab, mas a diferença é que vem enroladinho num pão estilo sírio, tipo uma panqueca. O único aprovado até agora foi o turco.


Tapas novas pra incluir na coleção: chopitos. São pequenas lulas (já perdi as contas de quantas pequenas lulas eu conheci por aqui), assim como a sépia, mas ainda menores. A diferença é que a sépia eles preparam cortadinha (quase como os anéis), na chapa, e os chopitos são fritos inteiros, que nem camarão.

Feijoada, versão madrilenha!

quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Bom, num casal que gosta tanto de comida alguém tinha que saber cozinhar, né? Como eu sou completamente incapaz de fazer algo mais que macarrão e torta de limão, o Alê desenvolveu esse talento. Eu podia dizer que o dom vem de família, já que os pais dele cozinham super bem, mas duvido que seja verdade. Se fosse assim eu saberia fazer pelo menos alguma coisa, porque meu pai era ótimo cozinhando e minha mãe tinha tanto talento que mesmo não gostando de cozinhar tudo que ela faz fica bom.

Fato é que ao longo desses anos de namoro o Alê aprimorou o dom e já criou várias comidas tradicionais. A primeira delas foi o arroz à piamontese. Porque a 1a. vez que ele fez esse arroz nós estávamos em Ilha Grande, acampados. Quase todos os ingredientes eram em pó... E se ainda assim ficou ótimo, ali ficou claro que ele tinha futuro! Aí veio o molho branco, que ele resolver fazer num aniversário do Rafa e teve que refazer umas 2 ou 3 vezes ao longo do almoço, de tanto que as pessoas repetiam. Desde então o repertório começou a ficar variado, a incluir peixes, frutos-do-mar e molhos complexos, tudo com uma bela ajudinha do Canal Gourmet da Argentina.

Mas a mais recente tradição é a Feijoada. Depois de se consagrar em duas edições portenhas, com direito a versão vegetariana, ela acaba de cruzar o oceano e virar tradição em Madri. Ficou tão mundialmente famosa que atraiu a atenção da TVE daqui, que invadiu nossa casa com câmeras e luzes pra registrar o segredo desse prato. Bom, talvez a história não seja exatamente assim, talvez tenha alguma coisa a ver o fato de eu trabalhar no programa em questão ou da matéria em questão ser minha...mas isso é detalhe, né? Importante é que ela foi feita, nenhum espanhol da produção resistiu às judías negras (judías, alubia, poroto, frijoles, eles não conseguem escolher um nome pro feijão), a amiga mexicana comeu várias vezes e nós, brasileiros, aproveitamos pra matar a saudade.

Só faltou a rede depois...
















Criador e criatura

























O pessoal da produção, ainda tímido, rondando a mesa


















O produto final























Llaneza no meio dos brasileiros, inconformada porque não existe farofa no México

Refletindo...

terça-feira, 10 de fevereiro de 2009

Estava lendo o blog da Véu e uma frase me chamou a atenção. Ela é brasileira e mora no Canadá e no post ela dizia que considera "a casa dela" o lugar onde estão os seus sapatos, onde paga imposto e tem coffee shop favorito. Interessante... Porque essa semana mesmo me perguntaram se eu era imigrante e eu não soube o que responder.

Afinal, onde é a minha casa?

Definitivamente não é onde estão os meus sapatos. Nem a minha roupa, nem onde recebo meu salário (Véu, no dia que a gente concordar perde a graça, né?). E eu tenho cafeterias favoritas espalhadas em muitos lugares. O fato é que eu fiquei horas pensando nessa pergunta e só cheguei a uma conclusão: a minha casa é onde está o Alê. É só assim que eu me sinto em casa, quando chego e ele está lá. O único problema é que ele se mexe muito...

Logo, a partir de agora, a quem me perguntar se sou imigrante eu já sei o que responder.
Não. Sou nômade.

Los Goya

domingo, 8 de fevereiro de 2009

Como a vida não é feita só de viagens, eu atualmente me divido entre 2 programas da TVE. Semana passada precisaram de gente extra e me mandaram pros prêmios Goya, que são o "oscar" do cinema espanhol. Apesar de tentarem me "garfar" do posto, alegando que por não ser espanhola eu certamente não conheceria nada do cinema deles, no final tudo se arranjou. Foram muitos dias de trabalho intenso, quase sem tempo pra almoçar ou ir ao banheiro, e um fim de semana cheio. Mas também foi muito, muito divertido.

Pra fechar a noite, eu fui a protagonista do mico maior. Resolveram fazer uma esquete no backstage, exatamente na porta que eu estava. Como eu não podia sair dali, acabei ficando "imprensada" entre os figurantes e aparecendo de papagaio de pirata durante o evento ao vivo, desesperada, me escondendo no cantinho. E apesar de ter passado quase às 2h, obviamente, todo mundo aqui viu e comentou, né?

Considerações sobre a festa: a comida deixou muito a desejar e acabou cedo. Pedacinhos de jamón, alguns camarões e peixes fritos e a onipresente paella servida em pratinhos que tínhamos que segurar na mão (impossível de conciliar com o copinho de champagne, digo, cava).
Não tinha nenhum lugar pra sentar. Nem pra apoiar, cruel com quem ficou 3 horas de pé no backstage.
Quem era importante tirou uma foto e fugiu pras festas de cada filme. Só ficaram os arroz de festa, como eu, pra comer os bombons de sobremesa.
Não tinha música.
E, apesar de reclamar de tudo, adorei, cheguei morta, exausta e sem poder pisar no dia seguinte.

Abaixo algumas fotos do evento, legendas antes:

1. No teatro
2. Função: guardiã dos Goya. Lembrar de não trocar os envelopinhos...
3. Na "alfombra verde"
4. Nos arrumando pra festinha (que nós também merecemos!)
5. Com o vencedor da noite, Javier Fesser, diretor do filme "Camino"









Água faz mal à saúde (bebida não faz mal a ninguém)

sexta-feira, 6 de fevereiro de 2009

Hoje lendo o blog do Tulio vi a campanha da Uggi's: No a la droga, sí a la pizza. Isso me lembrou um fato curioso daqui... Outro dia fomos ao banheiro beber água (aqui é comum beber água da torneira, embora demore pra acostumar) e em cima da pia tinha um adesivo, com um copinho cortado e a seguinte inscrição: beba com moderacão. (Nunca vi um cartazinho assim em nenhum dos bares que fui até hoje em Madri...)

A explicação que me deram na hora é que isso é por causa da seca em Madri. Mas o melhor é que, como meu celular não tira foto, fui procurar o tal símbolo no Google. Olha o que eu achei (com a legenda original)...



El grifo que nunca sufre la sequía

Holanda

segunda-feira, 2 de fevereiro de 2009

Nós resolvemos viajar de carro. Apesar dos mundialmente famosos trens europeus, nós fizemos as contas e viajar de carro saía bem mais barato que comprar o passe de trem. E é tudo tão pertinho, e fácil, e sinalizado, Europa, né… Não, isso é lenda. Até a França é tudo bem sinalizado mesmo (por módicos 14 euros de pedágio, claro!!!), mas a partir da Bélgica tudo muda. Estradinhas pequenas, pouca sinalização, nenhuma placa de velocidade e informações numa língua estranhíssima. Hora de parar e comprar um mapa em inglês. Pena que só tivemos essa brilhante idéia 60 km depois de nos perdermos…

Depois disso a gente achou que já tava PhD em sinalização em língua estranha, mas essa tese não colou em Amsterdam. Até porque a cidade simplesmente não tem nenhuma sinalização. De todos os lugares que visitamos até hoje, é, sem dúvida nenhuma, o mais difícil de se localizar. Não tem quadras ou linhas retas, não existem retornos e os carros são proibidos na maioria das ruas. Ficamos completamente perdidos na cidade e rodamos mais de 2 horas só no centro (e estamos falando do centro de Amsterdam). Quando finalmente encontramos o albergue, descobrimos que o estacionamento dentro da cidade custa 5 euros A HORA! A opção era deixar o carro no estádio do Ajax (eles fazem um esquema mais tranquilo, 6 euros por dia e te dão o passe de metrô pra ir e voltar). Só foi triste porque era fora da cidade e fazia -4…

Mas Amsterdam é de enlouquecer. Nem vou tentar descerever muito, porque seria impossível repetir o ambiente local, é uma toda uma experiência… Um dia a gente quer repetir, com um clima menos hostil, pra poder aproveitar os canais, as bicicletas e etc. Porque a cidade vale muito a pena. Ah, e tem o museu Van Gogh, que apesar de pequeninho é um dos mais bonitos que eu já fui…



















O pôr-do-sol, em dois momentos, uma das horas mais bonitas do dia em Amsterdam...





















Contraste: cisnes fofos no Red Light District












































































E de novo um encontro inusitado. Tá virando costume isso de encontrar gente conhecida no meio da rua, do nada, do outro lado do mundo. Assim como aconteceu em 2006 com o Marcelo em Paris, dessa vez estávamos ali congelando na rua quando vemos um rosto conhecido. Nessa situação você nunca acredita que é mesmo a pessoa, ainda mais em Amsterdam onde até o ar é alucinógeno... Aí fica aquela situação escrota: bato nas costas e corro o risco de abordar um completo desconhecido ou dou aquele gritinho tímido e pago de maluco se ninguém virar? A parte de boa é que, como ninguém te conhece mesmo, faz pouca diferença qualquer um dos dois micos. Mas optamos pelo gritinho tímido, a Lorena respondeu, todo mundo feliz e dignidade resguardada...



















Alê e Lorena, encontro inusitado em local inusitado: na porta do Museu do Sexo.



















O primeiro coffee shop

No caminho de volta, já sem pressa e no calorzinho do carro, resolvemos parar em Roterdam para conhecer o porto. Eca, vou pular, tem nada pra ver lá não.

p.s. Alê quase censurou o post por achar que eu fui muito boazinha. O fato é que estava frio demais. Demais!! E que isso acabou tirando um pouco o charme da cidade. Foi até difícil bater fotos. Já seria complicado por causa das luvas, mas ainda por cima a mão congelava. Mesmo com a luva... Isso não significa que não seja possível aproveitar Amsterdam no inverno, mas o fato é que nessa época as atrações da cidade são quase todas "internas".

Natal em Paris

Bom, Natal e Paris são uma combinacão fatal, porque é a data em que mais se come e o lugar onde comemos melhor. Mas, deixando um pouco de lado a comida, foi uma delícia voltar a Paris, rever os lugares, a família, reviver o clima da cidade. Essa passagem foi curta, porque daqui seguimos viagem. Algumas fotinhos da nossa 1a. parada em Paris, ainda em 2008, com as legendas em cima porque o blogger não está ajudando na hora de diagramar...

1. O Hotel de Ville, com a decoração de Natal.
2. Os carrosséis, que já são muito comuns em Paris, mas no Natal eles instalam mais e todos são gratuitos. A cidade parece um imenso parque de diversões.
3. Contribuindo pro clima de parque, a roda gigante instalada na Place de la Concorde, pra festas.
4. Boulevard Hausmman com decoração de Natal
5. Comprinhas na galeria Lafayete e Printemps
6. Festa de Natal em duas partes, com os tios
7. E com os primos...













550 km, pára um pouquinho, descansa um pouquinho, 540 km…

domingo, 1 de fevereiro de 2009

Pra chegar demorou, mas pra descobrir como seria a cidade foi rapidinho, porque logo no aeroporto já separam o joio do trigo. O Alê, falando apenas duas palavras em inglês, mostra o passaporte vermelhinho e em dois minutos é admitido no país. Já a cidadã de Del Castilho precisa pegar uma fila descomunal, provar que é dona do seu passaporte e responder 452 perguntas do tipo “o que você veio fazer aqui?”(mas eu tenho certeza que eles queriam mesmo era saber como é que brasileiro tem dinheiro pra ir pra lá). Mas mesmo mostrando que sou limpinha e posso gastar meus eurinhos suados por ali só recebo o carimbo quando aponto pro marido europeu. É duro…

Passada a “simpatia” inicial, fomos à segunda descoberta do dia. Londres é bizarramente cara. Não à toa o policial estava preocupado em como eu tinha ido parar ali, porque se pra quem vive em euros já é difícil fico imaginando como seria converter isso pra real. Só pra sair do aeroporto eram 18 libras, o que daria aproximadamente o quê, uns 75 reais????

Fora o perrengue da chegada, descobrimos uma Londres muito diferente do que a maioria das pessoas costuma descrever. Não choveu nem um dia, fez um temperatura agradável e teve até sol. E além dos pontos turísticos clássicos, fizemos pequenas descobertas ótimas:
























Sol na Abadia de Westminster



















Feirinha de livros na beira do Tames, tudo por 1 libra!




































Feirinha de comidas "próximas", ou seja, do resto da Europa. Acima, a barraquinha de pão de alho e a salsicha alemã recheada. O Alê come bonitinho, mas eu quase arrumei um problema ao dar uma mordida na minha, recheada de queijo, e espirrar metade do recheio quente no vizinho de mesa (como se diz "ai, desculpa, acabei de te queimar e te cagar todo de queijo mas foi sem querer" em inglês mesmo??).



















Em Notting Hill, uma (mal comparando) feirinha de San Telmo ultra-mega-chique, onde descobrimos um pequeno restaurante de calzones, única comida boa e barata que comemos em Londres.

Das comidas típicas, tenho opiniões diversas. O fish and chips eu passei, porque parecia muito, mas muito sem graça (filé de peixe frito com batata chips estilo Ruffles é meio McDonald's). Por outro lado, os cookies, brownies e baggels não só perfumavam a cidade mas também faziam jus ao cheiro delicioso que tinham. Já o tradicional café da manhã inglês embrulhou o estômago até do meu corajoso companheirinho de aventuras gastronômicas. A combinação de ovos fritos, linguiças, molhos no estilo maionese e bolinhos de arroz frito foi um pouquinho pesada pra quem normalmente não come muito de manhã (e é a única hora do dia em que ele não come muito!).

De tudo o que mais chama atenção é a como as coisas são picantes por lá, certamente uma grande influência da cultura indiana, já que os indianos são a maioria nos serviços. Dos mais simples kebabs às típicas batatas assadas, tudo é um pouco picante. Interessante a mistura (embora eu não seja exatamente uma apreciadora de pimentas ou temperos picantes). Outra (feliz) descoberta é que, apesar do inverno, a cerveja é servida gelada. Porque cerveja quente é umas das únicas coisas que não dão saudade da nossa temporada argentina.

Bom, nos despedimos de Londres razoavelmente falidos e com uma certa pena de quem queria ver um pouquinho mais, mas felizes pela próxima parada: Paris.