Novas descobertas

domingo, 5 de outubro de 2008

Ontem Clarissa e Guilherme, meus companheiros de apê, me levaram pra conhecer um pouquinho da noite madrileña. Começamos por um barzinho perto da Plaza Mayor - que fica absolutamete lotada à noite -, chamado El Rey del Pimiento. O pimiento é uma iguaria meio tradicional por aqui, e de fato não sei explicar bem do que se trata, parece uma mistura de pimentão com quiabo (muitos discordam da parte do quiabo), um pouco picante. Eles preparam frito com sal e comem com pão, o resultado é esse aí embaixo. Bem interessante.










































Outro experimento da noite foi a clara, dica da amiga argentina Delph, que na verdade é uma cerveja batizada com água saborizada ou limão. Provei com a água saborizada, mas o gosto doce no fim da cerveja é de matar. Em algum momento, bem mais pra frente, talvez eu dê uma chance pra de limão, mas só depois que essa primeira experiência estiver esquecida. Até lá, fico com a caña.

Ontem também foi dia de descobrir o mercado, que é sempre uma boa fonte de informação sobre os costumes locais. Descobri que molho de tomate aqui se chama "tomates fritos" (o castellano da Argentina não ajudou muito nessa hora), que quase tudo pode ser comprado pronto e os frutos do mar são bem baratos.

Fora isso, muitos tipos diferentes de jamón, o que era de se esperar, mas ainda assim surpreende a quantidade de tipos, origens e classificações que podem existir (jamón de macho e de fêmea?). E muitos tipos de queijos, uma variedade imensa. Enlouqueci, óbvio, e quis trazer tudo, mas a empolgação durou só até eu lembrar que teria que carregar as compras depois, porque aqui não vai ter a mordomia de mandar entregar em casa por 3 pesinhos...

3 comentários:

Helena is... disse...

Aqui em Helsinki num tem delivery de nada..nem de pizza!!!!!! dá pra imaginar? o máximo do conforto é ligar, pedir a pizza, esperar 10 minutinhos e sair no frio outonal para ir buscar. Ôxe..a gente é muito mal-acostumada..minha mãe pede até coca-cola da tendinha lá no Rio ou papel higienico da farmácia!
beijos..boa sorte na proxima aventura!

Anônimo disse...

Oi Gi!!
Tinha um negócio na Suíça que era uma espécie de chopp com sprite. Não era assim muito ruim, não... de repente, tenta essa cerveja com limão!
beijos! E beijos pro Coimbra e pra Clarissa!!

Alexandre Seara disse...

Helena, o que houve com o seu blog?